sábado, 29 de junho de 2013

Bela Mestre


Bela Mestre
Serigrafia P/A (IX/XXV)
39,5x48
130,00 €


Nasceu em Alcáçovas em 1947. Reside no Seixal. 
Curso de Iniciação ao Desenho e Pintura(aguarela, pastel, óleo e acrílico), ministrados pelo Prof. Rui Menezes, ecursos de Cerâmica e Modelagem, pelo Prof. Francisco Vaz, organizados pela ARTES- Associação Cultural do Seixal. 

Exposições Individuais (selecção):
1993 – Loja Municipal/Espaço Jovem, Amora, Seixal
1995 – Posto Municipal de Turismo, Seixal
1996 – Restaurante Paivartis, Paivas, Seixal
1997 – Galeria de Arte A. M. Gonçalves, Corroios, Seixal; Sala de Exposições do Restaurante Escorial, Lisboa; Centro de Formação dos Oficiais de Justiça, Setúbal; Galeria Municipal de Castro Verde, Castro Verde; Galeria de Exposições da Biblioteca Municipal – Pólo de Amora, Seixal
1998 – Paisagens e Chaminés do Sul, Galeria do Cine-Teatro, S. Brás de Alportel
1999 – Galeria de Arte A. M. Gonçalves, Corroios, Seixal
2000 – Restaurante «Galeria», Cova da Piedade, Almada
2001 – Inauguração do Posto Turismo de Alcáçovas, Alcáçovas; Restaurante «Padaria», Sesimbra; Galeria Municipal de Corroios, Seixal
2002 – Galeria de Arte da Direcção Geral dos Serviços Judiciários, Lisboa.
2003 – Galeria de Arte A. M. Gonçalves, Corroios, Seixal; Galeria Amélia, Seixal; Posto de Turismo/Galeria de Exposições da Câmara Municipal da Moita.
2004 – Galeria de Exposições da Junta de Freguesia de S. João de Brito, Lisboa; Galeria de Arte A. M. Gonçalves, Corroios, Seixal.
2005 - Espaço João Pedro, Animação de Paredes. Torre da Marinha, Seixal.
2006 – Galeria Amélia, Seixal
2007 – Galeria de Arte A. M. Gonçalves, Corroios; Galeria Amélia, Seixal
2008 - Galeria de exposições do Fórum Cultural José M. Figueiredo, Baixa da Banheira, Moita
Átrio do Hospital N. S. do Rosário, Barreiro, Galeria de exposições do Centro Cultural de Alvito, Alvito, Galeria Remédio de Cultura, Seixal, Galeria Augusto Cabrita, Fórum Cultural do Seixal, Seixal
2009 – Galeria Remédio de Cultura, Seixal

Exposições colectivas (selecção):
2005 – Dia Internacional da Mulher, Galeria Augusto Cabrita, Fórum Cultural do Seixal; Galeria de Arte A. M. Gonçalves, Corroios, Seixal; Clube Nacional de Artes Plásticas, Lisboa; Arte Galeria, Lisboa; 2ª Exposição Internacional de Arte de Sesimbra; 2ª Edição dos Jogos Florais do Concelho de Alvito; «A Arte em Terras Raianas», Moura; Anual ARTES 2005, Refeitórios da Mundet, Seixal;Galeria Municipal de Fitares,Sintra
2006 Hotel Tivoli, Lisboa; Dia Internacional da Mulher; 25 de Abril e 1º de Maio;Galeria Augusto Cabrita, Fórum Cultural do Seixal; Quinzena Cultural de Alcáçovas; 3ª Exposição Internacional de Artes Plásticas, Sesimbra; 3ª Edição dos Jogos Florais do Concelho de Alvito; Anual ARTES 2006, Refeitórios da Mundet, Seixal; 4º Salão de Arte Postal (Homenagem a Lopes Graça) Galeria Augusto Cabrita, Fórum Cultural do Seixal; IX Exposição 2006 “ O Mar e Motivos Marítimos “ Museu da Marinha Lisboa.
2007 – Dia Internacional da Mulher, Espaço Atlântico, Sesimbra; III Bienal de Pintura de Alhos Vedros; “ Castelarte “ Castelo de Porto de Mós; Porto de Mós; 4ª Exposição de Artes Plásticas de Sesimbra; Anual ARTES 2007 Refeitórios da Mundet, Seixal; 5º Salão de Arte Postal (O Ambiente) Galeria Municipal de Corroios; A Arte em Terras Raianas, Moura.
2008 – Dia Internacional da Mulher, Galeria de Arte da Direcção Geral da A. de Justiça, Lisboa. Horizontes e Paisagens, Galeria Municipal de Fitares, Sintra, Remédio de Cultura, Seixal, Anual ARTES 2008 Refeitórios da Mundet, Seixal; 6º Salão de Arte Postal ( Arquitectura Urbana ) Galeria Municipal de Corroios.
2009 – Dia Internacional da Mulher, Galeria A. M. Gonçalves, Corroios; Vª Bienal de Artes Plásticas de Santa Catarina da Serra; XVI Encontro Anual de Artes Plásticas 2009 em Sintra; Anual ARTES 2009 Refeitórios da Mundet, Seixal; 7º Salão de Arte Postal (Os Moinhos) Galeria Municipal de Corroios; A Arte em Terras Raianas, Moura.

Outras Actividades:
Autora do Postal do Dia Internacional da Mulher, editado e distribuído pela Junta de Freguesia de Amora, 2000.
Autora da capa do livro Jogos Florais, editado pela Junta de Freguesia de Amora, 2000.
Autora dos postais de Boas Festas das Juntas de Freguesia de Arrentela, Amora e Fernão Ferro e de diversas empresas privadas nos anos de 1998 a 2001.
Colaborou na organização e montagem de exposições enquanto membro da Direcção da Artes – Associação Cultural do Seixal entre 1996 e 2000.
Colaborou na organização de leilões de solidariedade para a Associação Abraço, Timor (Médicos do Mundo), Associação Khapaz e Janela Aberta.
Está referenciada no Anuário Internacional de Artes Plásticas de 1997 e 2004, no Anuário de Arte 2005 de Infante do Carmo, e no livro Mitos da Arte,
Antologia de Pintores Portugueses Contemporâneos 2009.
Foi seleccionada para a mostra final da Criativiarte/95 Salão de Artes Plásticas, Reguengos de Monsaraz e para o Prémio Américo Marinho em 1996, Barreiro.
Está representada em diversas colecções particulares e oficiais, tais como: C. M. Seixal, C. M. Castro Verde, C. M. Santa Cruz e C. M. Ponta Delgada, Junta Freguesia de Alcáçovas, Junta Freguesia de Arrentela, Junta Freguesia de Amora, Junta Freguesia de Fernão Ferro, Junta Freguesia de Relva, Junta Freguesia da Camacha, e acervos da Galeria de Arte da Direcção Geral dos Serviços Judiciários, Lisboa e da Junta de Freguesia de S. João de Brito, Lisboa.
Exerceu funções de Vice-Presidente da ARTES – Associação Cultural do Seixal de 1996 a 2000 Funções de Presidente do Conselho Técnico entre 2002 e 2004.
Exerce funções de Presidente do Conselho Técnico desde Março de 2008
Filme sobre a minha obra realizado por Álvaro Queiroz em 17.04.2007, para acervo da Cinemateca Portuguesa – Anim – Arquivo Nacional das Imagens em Movimento”.
Distinções:
Menção Honrosa em pintura na 7ª Edição do Prémio ARTESFERA, Barreiro, 2000.
Terceiro prémio em pintura nos Jogos Florais do Concelho de Alvito, 2003.
Primeiro Prémio em pintura no X Salão Anual ARTESFERA, Barreiro, 2004.
Primeiro Prémio em pintura nos IV Jogos Florais do Concelho de Alvito, 2005.
Menção Honrosa em pintura nos V Jogos Florais do Concelho de Alvito 2006.

Sem comentários:

Enviar um comentário