sábado, 22 de junho de 2013

PORTO CIDADE

Paulo Ossião
serigrafia
49x70 cm
400,00€


PORTO CIDADE

Porto cidade
Minha terra, meu bem querer
Falar de ti na verdade
Não é tema p’ra qualquer
Pois para falar deste burgo hospitaleiro
É preciso conhecê-lo bem, primeiro

No descer de uma calçada
No subir de uma escadinha
Há sempre um pequeno nada
Onde o Porto se adivinha
Há sempre um velho pregão
Um passado a recordar
E em cada pedra no chão
Uma história p’ra contar.
E a história desta cidade
É feita de Liberdade,
Heroísmo e lealdade.
Pois com fervor verdadeiro
O povo atingiu o rubro
E foi com sangue tripeiro
Que o 31 de Janeiro
Pariu o 5 de Outubro.
Meu Porto cidade
Rasga as veias da tua memória
E vem falar de ti
Do teu passado, da tua história.
Cidade Vandôma
É mui nobre, és bela e antiga

Meu Porto poema
Nas ameias, cabelos cinzentos
És rota de heróis
Do caminheiro, rosa-dos-ventos
Meu Porto azulejo
Aguarela no tempo guardada
Meu gesto, meu beijo
Vitral de orvalho e madrugada

O Porto é povo
O Porto é rua
Barro vermelho,
No painel do casario
Restea de sol
Pingo de lua
É uma gaivota
Namorando mar e rio

Mas quem nasceu e morreu
E o Porto não conheceu
Não viveu


José Guimarães

Sem comentários:

Enviar um comentário